Em consonância com as propostas educacionais da UNESCO para o milênio, nosso Projeto Político Pedagógico Pastoral entende que a “educação integral” está a serviço da “ecologia integral”, principalmente por meio da articulação das dimensões crítico-transformadora e ecológico-cósmica, que respectivamente afirmam: “A realidade do mundo, com suas limitações e possibilidades, influencia-nos como pessoas. Conhecer a realidade para, com espírito crítico e construtivo, transformá-la, é um desafio e uma tarefa de toda pessoa madura” e “educar para o respeito e a preservação da vida em todas as suas manifestações, fazendo com que a pessoa colabore, assim, para a diversidade e conservação de tudo o que está direta ou indiretamente ligado à vida e à natureza”.
O Relatório de Sustentabilidade da Rede Lius Agostinianos representa a Jornada ASG – Ambiental, Social e Governança, com a exploração profunda e abrangente de como a sustentabilidade se entrelaça com cada aspecto de nossa missão educacional. Da gestão consciente de recursos ao fortalecimento das nossas comunidades, passando pela inovação em nossas práticas pedagógicas. Clique aqui e confira!
No dia 23 de maio o Conselho de Administração da Sociedade Inteligência e Coração aprovou a Política de Sustentabilidade da Instituição. Este documento formaliza o nosso compromisso com uma cultura fundamentada na Ecologia Integral e nos Pilares ASG fazendo com que as iniciativas, antes realizadas de maneira isolada, passem a ter unicidade no nosso Sistema de Gestão ASG. Nossa Instituição marcou o convite para que todas as áreas, em suas diversas atuações, deem sustentação aos compromissos explicitados na política, disseminando e engajando os colaboradores, os públicos estratégicos e a comunidade escolar para o seu cumprimento.
Nosso GTEIA multiplicou e passa a ser GTEIAS (Grupo de Trabalho, Envolvimento, Iniciativa Ambiental e Social) ao integrar as diversas teias das temáticas ambientais e sociais de nossa instituição. Somos impulsionados a tecer caminhos múltiplos alinhados à Implantação do nosso futuro pretendido com a nova Escola Agostiniana e nossa Plataforma de Gestão ASG institucional.
O Guia de Boas Práticas é resultado de uma ampla construção coletiva propondo ações para reduzirmos os impactos, práticas e processos em escala planetária em nossas unidades do Colégio Santo Agostinho e Escola Profissionalizante Santo Agostinho. Nos respaldamos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao nosso compromisso com a Rede Pacto Global da ONU e Pacto Educativo Global convocado pelo Papa Francisco, além de contemplar as boas práticas aos pilares ambiental, social e de governança.
Apresentação de carta compromisso endereçada à ONU expressando nossa intenção de apoiar e difundir os 10 princípios da Rede Pacto Global.
Institucionalização de um novo modelo de governança considerando na estrutura uma Diretoria de Educação, Relações Institucionais (RI) e Ambiental, Social e Governança (ASG) exclusiva para relacionamento com toda a comunidade que nos abrange, bem como para tratar das pautas socioambientais que envolvem o setor da educação.
Formação do 1º Squad de Ecologia Integral na SIC – Sociedade Inteligência e Coração.
Reflexões sobre a educação e a relação entre animais humanos e não humanos”.
Nossa instituição passa a assumir uma grande aliança envolvendo sociedade, família e escola entorno de uma educação mais aberta e inclusiva. A iniciativa foi criada a partir da convocação do Papa Francisco de construir o futuro do planeta e reavivar o compromisso para e com as novas gerações.
Antes denominado Recanto Santo Agostinho, o espaço situado em Mário Campos (MG) foi transformado em um Centro de referência Agostiniano em Ecologia Integral (Casa Gaia). Atualmente chamado de Centro ilAli, possui um total de 24 hectares de áreas de preservação florestal e muita natureza. É o local ideal para fazer acontecer o cuidado com a nossa Casa Comum e viver a experiência da Ecologia Integral.
“Fortalecer a cultura integral” é um dos objetivos estratégicos da SIC. Por esse motivo, a Sustentabilidade tornou-se um novo Valor da Instituição.
A Escola Santo Agostinho (ESA), de Bragança Paulista, recebeu a Certificação Selo Verde, classificação ouro da Ecolmeia.
Foram realizadas Formações/sensibilizações para público externo sobre a temática da encíclica, ecologia integral, sustentabilidade para representantes do SINEP, MPMG, Escolas, CNBB e ANEC.
O Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental (GTEIA) foi a união de dois elementos: a necessidade de partir de um grupo de trabalho com representantes de todas as unidades da SIC, e de uma alusão à Teia da Vida, na qual tudo é interdependente, está em conexão e todos atentos aos contextos.
Criado um grupo de trabalho composto por pessoas com forte ligação e interesse nos assuntos de sustentabilidade e ecologia. O objetivo foi ampliar o olhar sobre o que seriam conceitos e práticas socioambientais, tendo como premissa o que a Encíclica Laudato Si´ e o Marco Teórico Situacional e Filosófico apontavam como aquilo que é desejável.
Com o objetivo estratégico de implantar conceitos e práticas socioambientais em todas as unidades da SIC, foi criado o Pilar Sustentabilidade na instituição.
Criada pelo Papa Francisco sobre o cuidado da Casa Comum, ela traz a posição e as recomendações em relação ao cenário preocupante da crise ambiental. Pela primeira vez um documento papal trata de forma ampla da questão ambiental no mundo, num enfoque sistêmico.
Criado no Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem, o projeto objetiva levar os princípios da ecologia para a educação A Plataforma atua em três grandes frentes interligadas: pessoas, planeta e animais. “Terráqueos” é uma indicação de tudo que pertence ou é relativo ao Planeta Terra.