Ações da Plataforma Terráqueos

Uma escola em movimento

Nas eleições para prefeito de Contagem, Minas Gerais, em 2012 e 2016, foram realizados no Colégio debates (foto) com os seis candidatos ao governo da cidade. Os estudantes participaram da elaboração das perguntas e da organização do evento, o que reafirmou a escola como lugar de encontro e de formadores de opinião para decisão na hora do voto.

Debate entre candidatos à Prefeitura de Contagem (MG)

Pelas pessoas

Para contribuir com a Pastoral da Criança no Haiti, os estudantes conseguiram arrecadar mais de R$33 mil em pequenas ações ao longo de 2012. Entre as atividades estão a venda de doces, o cofre que a cada semana foi para a casa de um aluno e doações diversas.

Alunos do 8º ano participam da Campanha Solidária em favor do Haiti

Campanha de doação de bonecas às mulheres e crianças do Haiti

Com objetivo de levar um pouco mais de carinho às crianças e mulheres vítimas do terremoto no Haiti, a Plataforma Terráqueos lançou uma campanha que arrecadou bonecas que foram enviadas à Pastoral da Criança no país, em 2012.

Mulher haitiana símbolo da campanha de arrecadação de bonecas

Um dia sem sapatos

Desde 2011, o Colégio Santo Agostinho – Contagem realiza o Um Dia sem Sapatos. Durante a ação, é permitido ficar descalço, desde que seja feita uma doação. Os pés descalços são um símbolo de solidariedade com todos que não possuem bens e cuidados básicos.

Apoio aos catadores de recicláveis

Dentro do conceito de escola em pastoral, a Plataforma Terráqueos ofereceu apoio aos catadores de papel que estavam sem contrato assinado com a Prefeitura de Contagem (MG). Sem pagar as contas do galpão onde trabalham, eles corriam risco de despejo.

Pelo planeta

Até quando a escola deve ser a intermediária entre as residências e o galpão dos catadores? O correto não seria a coleta seletiva de porta em porta? Buscando respostas para essas perguntas, a comunidade escolar entrou em contato com a Prefeitura de Contagem (MG) e a Secretaria Adjunta de Limpeza Urbana e conheceu o projeto de coleta de resíduos recicláveis do município. Os estudantes, do maternal (com desenhos) até a 3ª série do Ensino Médio, escreveram mais de mil cartas. Em resposta, foi realizada uma audiência no Colégio com a presença de representantes da escola, pais e Prefeitura.

Assembleia com representantes da escola e da Prefeitura de Contagem para discutir a coleta seletiva

O Colégio também deu impulso à coleta seletiva lançando bags individuais e caixas coletoras padronizadas para as salas de aula e administrativo.

Bags individuais e caixas coletoras para coleta seletiva
Escola ofereceu um novo carrinho para a catadora D. Olendina, que atende à escola desde 2009.