O projeto “A Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento à cidade”, desenvolvido pelos alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Agostinho – Unidade BH, tem como objetivo conhecer a Agenda 2030, permitindo uma análise crítica sobre a importância e viabilidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, é proposto aos estudantes conhecer diferentes paisagens de Belo Horizonte e de seu entorno, com a realização dos Trabalhos de Campo, que possibilitam uma reflexão, análise e articulação com os eixos norteadores do projeto.
Por meio de uma análise mais depurada sobre a realidade vivida por diferentes grupos sociais, os alunos podem compreender as realidades da vida e do espaço urbano para além do âmbito escolar e do cotidiano familiar.
Durante o 1º semestre de 2022, os estudantes puderam ir a campo conhecer e analisar os locais sugeridos pelos professores para cada turma. Confira a seguir quais foram os locais visitados e os eixos norteadores baseados nos ODS.
Local visitado: APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça a todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Local visitado: Ocupação Novo Paraíso
ODS 4: Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Local visitado: Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo
ODS 10: Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Local visitado: Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável – ASMARE
ODS 12: Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Local visitado: Escola Profissionalizante Santo Agostinho – EPSA
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Local visitado: Praça Sete
ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Local visitado: ilAli – Centro Agostiniano em Ecologia Integral
ODS 15: Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Local visitado: Agrovila
ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Nos segundo semestre de 2022, os estudantes vão finalizar o projeto apresentando à comunidade escolar as conclusões relevantes construídas ao longo da pesquisa e na visita de campo, por meio de uma intervenção social. Essa intervenção será compartilhada na Semana da Sustentabilidade em uma Mostra de Trabalhos.
Com a culminância do projeto “A Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento à cidade”, espera-se conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da temática, alertando-a sobre a necessidade de adotar condutas efetivas por parte dos cidadãos globais.
A Agenda 2030 é um plano de ação global que agrupa 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, instituídos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, a partir das condições que o nosso planeta apresenta e sem afetar a qualidade de vida das próximas gerações.
Clique aqui e saiba mais.