As Festas Juninas das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho e das três Escolas Sociais aconteceram nos meses de junho e julho, todas com propostas de conscientização ambiental e de ações de solidariedade.
A Rede Lius desenvolve práticas voltadas à gestão eficiente de resíduos e à educação direcionada à redução e conscientização na utilização de materiais. Com a proposta de construirmos juntos um mundo mais sustentável, ensinamos crianças, adolescentes e adultos sobre valores fundamentais para os cuidados com o nosso planeta.
Ações socioambientais são realizadas no dia a dia das atividades pedagógicas e administrativas e não poderia ser diferente durante as Festas Juninas.
Ações
Os articuladores do Grupo de Trabalho, Envolvimento, Iniciativa Ambiental e Social (GTEIAS) de cada Unidade apoiaram diretamente as propostas de sustentabilidade e com isso foi possível realizar diversas ações de envolvimento e conscientização, com a participação ativa de todos os presentes no evento. Confira algumas delas:
• Produção do Guia para Festas Juninas com orientações de Práticas Sustentáveis para apoiar os colaboradores do administrativo. Produção em conjunto com a empresa parceira da Gestão de Resíduos da Instituição.
• Treinamento com fornecedores para alinhamento sobre os propósitos da Instituição, reforçando nossas práticas socioambientais.
• Vídeo de conscientização, produzido por colaboradores e alunos, para informar que o evento conta com lixeiras específicas para cada tipo de resíduo e conscientizar as famílias e convidados, antes do evento, sobre a importância da separação e descarte correto dos resíduos para desviar os recicláveis e orgânicos dos aterros sanitários. Os orgânicos são destinados para compostagem e logo depois transformados em adubos, retornando para as hortas das Unidades. E os recicláveis são enviados para Associações de Catadores ou Empresa de Reciclagem parceira dos Colégios.
• Momento de sustentabilidade durante os eventos e nos intervalos das danças, lembrando sobre o descarte correto dos resíduos.
• A decoração contou com o apoio e produção dos estudantes, que utilizaram materiais reciclados para construção de painéis, bandeirinhas, enfeites e outros itens para a ambientação da festa. Cada uma utilizando uma técnica diferente, mas sempre envolvendo a temática da sustentabilidade e ecologia integral.
• Pescaria com garrafas pet, com a proposta de despoluição dos rios e oceanos.
• Brindes e presentes das barracas de brincadeiras ofertados sem embalagem plástica.
• Redução na compra de materiais.
• Redução de materiais não recicláveis.
Como gesto de solidariedade, nas Festas Juninas do Colégio Santo Agostinho de 2024, os ingressos foram trocados mediante a doação de kits escolares que serão enviados para crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul que, dentre tantas coisas, perderam também seus materiais escolares durante as inundações.