A conclusão do projeto A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade foi apresentada pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, no dia 23 de novembro, no pátio do Colégio, com a participação dos estudantes, professores e colaboradores.
O Projeto tem como objetivo ajudar os alunos a compreenderem o desafio da Sustentabilidade no mundo contemporâneo e a necessidade do cuidado com a vida humana e com toda a comunidade viva. Para trabalharem o conceito de Sustentabilidade, os estudantes analisaram criticamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos na Agenda 2030 da ONU.
No desenvolvimento do projeto, os alunos realizaram, junto com a equipe de professores do 9º ano, trabalhos de campo em alguns locais de Belo Horizonte, para estudar e analisar seu contexto histórico — aspectos arquitetônicos, urbanísticos, socioeconômicos e socioculturais — e, a partir daí, desenvolver um olhar mais profundo sobre a realidade urbana e a construção de uma cultura sustentável.
Os locais visitados foram a Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável), a Ocupação Novo Paraíso, a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a EPSA – Escola Profissionalizante Santo Agostinho, a Praça Sete, a Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, o Centro Ilali e a Agrovila.
Após visitar esses espaços da cidade, cada turma do 9º ano escolheu um projeto de destaque para ser apresentado na Mostra de Sustentabilidade, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituídos na Agenda 2030 da ONU. Por meio de projetos ou até protótipos, os estudantes apresentaram boas práticas que fomentam o respeito e o cuidado com os recursos naturais e o patrimônio.
Fotos: Bráulio Meneses