Selo de Direitos Humanos também é nosso!

Colégio AIACOM – Rio de Janeiro – recebe certificação com projeto que envolve alunos e educadores.

A inquietude é um sentimento pulsante em todas as comunidades educativas onde a SIC atua. E com esse mesmo espírito e impulsionado pela encíclica Laudato Si´, o Colégio AIACOM – localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – se destacou com o projeto Juventude e Ecologia: Vozes em Movimento, que refletiu com educadores e adolescentes sobre a percepção integral da ecologia e a transformação social.

Em 2020 (ano da pandemia da Covid-19), um dos maiores desafios da iniciativa foi desenvolver ações que mobilizassem boas práticas ecológicas e o pensamento crítico dos jovens por meio do ambiente virtual.

O empenho foi reconhecido com o recebimento do Selo de Direitos Humanos, registrado no Diário Oficial do Rio de Janeiro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Essa é a 1ª edição do Concurso Bienal para Certificação Digital – criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade.


A gestora pedagógica Mônica Santos representou o AIACOM no evento de entrega da certificação oficial do Selo de Direitos Humanos.

Educação Ambiental na rotina do Colégio

O AIACOM tem como prática a conscientização ambiental na promoção de atitudes e saberes desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Dessa forma, a Unidade trabalha metodologias que favorecem e despertam o conhecimento entre a comunidade educativa, gerados a partir de pesquisas, investigações e apresentações de trabalhos ligados ao assunto.

Além de promover a contextualização das atividades, a abordagem interdisciplinar da questão ambiental permite o entendimento das correlações ecológicas, econômicas, políticas e culturais presentes na sociedade, fortalecendo a compreensão dos conceitos de preservação e sustentabilidade da Casa Comum.


Apresentação de espetáculo do “Juventude e Ecologia: Vozes em Movimento”, na Mostra Cultural do AIACOM.